Linguística => Matemática

05 de Maio de 2012

Fernanda Bacelar

Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Rui Santos

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Resumo:

O Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e o Centro de Física Teórica e Computacional da Universidade de Lisboa realizaram, em colaboração, os projectos Recursos Linguísticos para o Estudo das Variedades Africanas do Português e Especificidades das Variedades Africanas do Português face à Norma-padrão do Português Europeu.

Estes projectos tiveram como objectivo principal a criação de uma metodologia que permitisse estabelecer semelhanças e diferenças, a nível do léxico e da gramática entre todas as variedades africanas do português (Angola, Cabo Verde, Guiné, Moçambique e São Tomé e Príncipe); o projecto justifica-se pela necessidade de se descreverem os principais factos linguísticos que evidenciam desvios face à norma-padrão do português europeu. Esses desvios suscitam dificuldades aos estudantes naturais dos países africanos de língua oficial portuguesa que frequentam as escolas portuguesas e também aos seus professores, que não dispõem de informação sistematizada sobre as características das variedades africanas que lhes permitam contrastá-las com a variedade europeia.

Para o efeito foram constituídos e tomados como objecto de estudo cinco corpora do português falado e escrito naqueles países, comparáveis em dimensão e estrutura interna, o chamado Corpus África, com um total de 3.200.124 palavras.

Foi desenvolvido um conjunto de ferramentas informáticas que permitiram consultar e relacionar as diferentes variedades. Desta forma foi possível aceder aos dados de uma forma estruturada, o que permitiu o fácil tratamento estatístico dos resultados da comparação das variedades.

Com base no corpus e no seu tratamento estatístico foi possível estabelecer um quadro de vocábulos e estruturas comuns e diferentes presentes no Corpus África, isto é, um conjunto de factores de unidade e de diversidade determinante para os objectivos pretendidos e de que se serão dados exemplos nesta palestra.