When: January 31 to February 28, 2019
Where: Sala Estúdio of the Library, FCT NOVA
What: A Água e o Livro | António Faria
A temporary exhibition, in collaboration with the IST Press, around the Jorge Calado's book "HAJA LUZ: Uma História da Química Através de Tudo".
Aconteceu na editora IST Press, sem tsunamis ou subidas de marés.
Uma inundação e seis livros HAJA LUZ: Uma História da Química Através de Tudo, da autoria de Jorge Calado, ficaram irremediavelmente molhados. Quando a água encontrou o livro e o livro encontrou o artista, o acidente tornou-se um feliz acaso. Tal como o cientista que descobre pelo uso da criatividade, o artista moldou as páginas molhadas, deu-lhes movimento, transformou o objecto. O livro é um objecto para ser lido, como tal já não é só um veiculo de ideias.
Fez-se luz! E a fotografia captou o objecto moldado desenhado com luz. O olhar do artista viu para além do objecto e do acidente e criou a imagem, numa relação dialéctica entre o modelo e o olhar do artista.
HAJA LUZ! É uma história heterodoxa, onde a química vem entrelaçada não só com as outras ciências, mas também com a literatura, a música, as artes visuais, o cinema, a filosofia, etc. Aqui, o químico Humphry Davy aparece de braço dado com o poeta Samuel T. Coleridge, Richard Wagner partilha a divisão do trabalho com Adam Smith, e a pintura de René Magritte é invocada a propósito de Louis Pasteur; Marilyn Monroe fica associada ao carbono, Jules Verne e Jacques Offenbach celebram o oxigénio, e Sebastião Salgado fotografa a alquimia sufocante do enxofre. E tudo começa com Joseph Haydn, e a sua oratória, A Criação. E onde se fala da Tabela Periódica...
Event coordinator:
José J. G. Moura
Back to Events