Dia dos Investigadores - Visita ao ITQB

Mais uma oportunidade que não podes perder! Planeámos para ti uma vistita a 5 laboratórios do Instituto de Tecnologia Química e Biológica sendo que cada um pertencente a uma das seguintes áreas: Quimica, Bioquimica, Biologia, Plantas e Tecnologia.

ESGOTADO

Heis os laboratórios que terás oportunidade de conhecer:

Bioorganometallic chemistry - Ana Petronilho Lab

A pesquisa deste grupo centra-se na síntese e aplicações de carbenos N-heterocíclicos biologicamente relevantes.&nbspA linha de investigação que desenvolvida neste laboratório centra-se na síntese de NHCs como ferramenta para o desenvolvimento de novos agentes anti-cancerigenos, de novos agentes antifungicos baseados em 1,2,3-triazois de catalisadores bi-funcionais e de novas ferramentas para entender a reactividades de productos de degradação de DNA.

Forest biotech - Célia Miguel Lab

No laboratório de biotecnologia Florestal, estudam aspetos da biologia através das árvores florestais, que são importantes para entender e melhorar os recursos característicos, como a formação de madeira e cortiça, ou a resiliência a tensões especificas. Também desenvolvem recursos genómicos e ferramentas para apoiar a pesquisa de árvores florestais e potenciais aplicações.

Coordination and supramolecular chemistry - Rita Delgado Lab (Luís Lima)

O grupo Coordenação e Química Supramolecular projeta, sintetiza e avalia as propriedades de novas moléculas para a absorção seletiva de aniões, moléculas neutras ou iões metálicos para aplicações ambientais e médicas.

Proteomics of non-model organisms - Ana Coelho Lab

O estudo das proteínas e dos metabolitos que em determinadas condições, cada organismo sintetiza em combinação com a interpretação do seu genoma constituem ferramentas fundamentais para perceber os referidos processos. Esta observação da Natureza permite aperfeiçoar e estimular novas ideias, em particular com aplicações em biomedicina, numa abordagem de biomimetismo. A regeneração dos equinodermes tem sido um dos temas de estudo no Laboratório, utilizando as abordagens de proteómica, proteogenómica e metabolómica. Estes organismos têm uma espantosa capacidade de regenerar os seus orgãos, em particular o sistema nervoso central.

Structural virology - Colin McVey Lab

A pesquisa deste grupo está focada na modulação viral degammaherpesviruse no estudo de proteínas codificadas pelo vírus herpes e entender o seu papel estrutural e funcional na latência viral (capacidade de um virús patogénico ficar dormente dentro de uma célula).

Uma das tarefas mais importantes durante a latência é manter o episoma viral através de ciclos de divisão de células mitóticas. O ponto focal da sua pesquisa é a LANA, uma proteína multifuncional que é critica para o estabelecimento e manutenção da latência viral. Este laboratório combina métodos biofísicos (EMSA, ITC e Thermofluor) e estruturais (BioSAXS e cristalografia de raios C) para compreender as interações proteicas envolvidas na latência viral e na modulação do seu hospedeiro.

A visita ocorrerá dia 8 de fevereiro, pelas 10:00h, com um limite de 10 inscritos.

(viagens à conta de cada participante)