Oradores



 Apresentamos os oradores que marcarão presença no Auditório Caixa Geral de Depósitos, no campus da FCT-NOVA, dia 2 de fevereiro.

 As inscrições para assistir a estas palestras são obrigatórias, mas gratuitas. Inscreve-te já aqui.



DRA LUÍSA FIGUEIREDO (IMM)

10:30h   Sleeping sickness is a circadian disease

 É chefe de laboratório do Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, desde fevereiro de 2010. Antes de assumir esse cargo, fez o seu pós-doutoramento em Nova York, na Universidade Rockefeller e sua pós-graduação em Paris, no Instituto Pasteur.

 Como chefe de laboratório, recebeu várias bolsas de prestígio, como da HHMI (Howard Hughes Medical Institute) e da EMBO (European Molecular Biology Organization) e mais recentemente do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). O grupo da Dra. Luísa concentra-se em um parasita unicelular, Trypanosoma brucei, que é responsável pela infeção em humanos (doença do sono) e outros animais (nagana) na África Subsaariana.


DR PEDRO VICENTE (CENTRAL SAGRES - SCC)

11:30h   Bioquímica da produção da cerveja

 Licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Começou a sua carreira na SCC – Sociedade Central de Cervejas e Bebidas como Assistente Técnico da Inovação e Desenvolvimento em 2000, com responsabilidade pela instalação piloto de desenvolvimento de cerveja.

 Ao longo do seu percurso na SCC, foi responsável pelo Controlo de Qualidade, de Gestão de Qualidade e da Fabricação de Cerveja na cervejeira de Vialonga. Atualmente é Responsável Técnico de R&D da SCC.

 Ao nível do grupo HEINEKEN, tem os papéis de Master Brewer e de Lead Auditor de Global Supply Chain.


PROF ALICE PEREIRA

12h   Bioquímica: da Biologia à Física

 Frequentou a licenciatura em Química Aplicada, ramo Biotecnologia, entre 1985 e 1990, na FCT NOVA. Obteve o grau de Doutor em Química, especialidade em Química Inorgânica em Fevereiro de 1995, pela Universidade NOVA de Lisboa. No mesmo ano parte para os EUA como estudante de pós-doutoramento da USF em Tampa, Flórida, e da Universidade de Emory em Atlanta. Regressa a Portugal no final do ano de 1997 para integrar o Centro de Química Física e Biotecnologia da FCT NOVA.

 É Professora Auxiliar com nomeação definitiva da Secção Pedagógica e Científica de Bioquímica e Biofísica do Departamento de Química da FCT NOVA desde 2000, sendo membro de várias Comissões Científicas e Pedagógicas de diferentes ciclos de estudo; é ainda membro da Comissão Directiva do Internacional Doctoral Training Programme in Radiation Biology and Biophysics (RaBBiT). A sua investigação científica está focada no estudo, a nível mecanístico, de proteínas/enzimas envolvidas no metabolismo do ferro na destoxificação celular causada por stress oxidativo.


ANDREIA GOMES

12:30h   We are what we eat! Beneficial effects of polyphenols in cardiovascular diseases

 Licenciou-se em Bioquímica, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2010. Dois anos depois, tornou-se mestre em Biotecnologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa.

 Atualmente é aluna do 3º ano de doutoramento no Laboratório de Nutrição Molecular do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, sob orientação da Doutora Cláudia Nunes dos Santos (IBET e ITQB) e da Doutora Catherine Brenner (INSERM, França). O objetivo da sua investigação é perceber os mecanismos por detrás dos efeitos benéficos de polifenóis derivados de pequenos frutos, em modelos in vitro, bem como, em modelos in vivo. Para além disso, ela está interessada no papel da microbiota intestinal na produção, biodisponibilidade e, portanto, nas atividades biológicas dos metabolitos fenólicos, particularmente após a ingestão de uma dieta enriquecida em polifenóis.


DRA SUSANA VALENTE (NÃO-PRESENCIAL)

14:30h

 Licenciou-se em Química Aplicada, na FCT-UNL, em 1997. No ano seguinte, tornou-se mestre em biotecnologia, pela Montfort University, em Leicester. Conclui o seu doutoramento em 2002, em França, pela University of Paris VII, em virologia.

 Atualmente é professora associada no departamento de imunologia e microbiologia, em Scripps Florida. Aí, é também atualmente Group Leader no Department of Immunology and Microbiology no Scripps Research Institute, na Florida (EUA). Neste contexto, vai falar-nos do seu percurso e da sua mais recente descoberta – cura funcional para o HIV – SIDA.



PROF MANUEL CARRONDO (ITQB)

15h   Chemical Industry: innovation and change

 Licenciado em Engenharia Química pela Universidade do Porto (1971); Mestre em 1976 e doutorado em 1979 em Engenharia Ambiente-Imperial, no College of Science and Technology, na University of London. 

 Na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa foi professor associado no Departamento de Ciências do Ambiente e também no Departamento de Química na secção de Engenharia Química e Bioquímica.

 É investigador no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) desde 1987, onde fundou e foi diretor do Laboratório de Tecnologia de Células Animais (1990-2006). Também fundador do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) em 1989, do qual foi presidente, sendo atualmente diretor, desde 2012.


DRA TERESA PAIVA (CENTRO iSLEEP)

16h   Deitar cedo e cedo erguer... é a conversa que vamos ter

 Formou-se em Medicina em 1969 e, a partir da especialização em neurologia, chegou às doenças relacionadas com o sono. Desde há vinte anos que se dedica a ver e a ensinar os outros a dormir. O seu trabalho foi por diversas vezes premiado e colabora regularmente em ensaios clínicos com especialistas de todo o mundo.

 É co-autora de várias obras relacionadas com a temática do sono, criou o Centro de Electroencefalograma e Neurofisiologia Clínica (iSLEEP) e é responsável pelo primeiro mestrado em sono no mundo. Atualmente, é, então, professora universitária e neurologista, especialista do sono.


PROF. SÉRGIO FILIPE

16:30h   A parede das bactérias: um alvo apropriado para novas estratégias antibacterianas?

 Licenciou-se em Química Aplicada pela Universidade Nova de Lisboa e continuou os seus estudos académicos na área da microbiologia através da investigação dos mecanismos bacterianos de resistência a antibióticos no ITQB-NOVA, na Universidade Rockefeller (Nova Iorque, EUA) e na Universidade de Oxford (Reino Unido).

 O seu grupo de investigação tem investigado como é que as bactérias escondem o principal componente da parede bacteriana, o peptidoglicano, para que este não seja detetado por recetores do organismo infetado. Abordará a síntese da parede bacteriana e regulação deste processo; os mecanismos que os organismos infetados usam para detetar a presença do peptidoglicano bacteriano e propostas que poderão vir a potenciar a deteção e a eliminação das bactérias durante uma infecção.