Modelos Animais e Doenças Metabólicas - Workshop

A Dra. Silvia Conde, professora assistente e investigadora na NOVA Medical School, cuja investigação se centra em doenças metabólicas como a obesidade e a diabetes, focando-se na patofisiologia de doenças metabólicas e a identificação de estratégias de prevenção e tratamento destas doenças, vem à fct dar um workshop sobre doenças metabólicas e modelos animais

Nos últimos anos, a incidência e prevalência de doenças metabólicas como a obesidade, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica aumentaram drasticamente, sendo reconhecidas mundialmente como epidemias, com um elevado impacto socioeconómico.

Este aumento enfatiza a necessidade urgente de entender as causas e mecanismos subjacentes ao desencadear a progressão destes distúrbios metabólicos visando o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para prevenir ou estagnar a incidência e progressão destes distúrbios.

À luz desta epidemia crescente e da necessidade de investigação experimental nesta área, é essencial ter disponíveis modelos animais que mimetizem de perto as alterações metabólicas e cardiovasculares que ocorrem em humanos.
O objetivo deste workshop é apresentar as alterações patofisiológicas que ocorrem em diabetes de tipo II e síndrome metabólica e discutir os diferentes modelos de roedores disponíveis para estudar estas doenças.

O workshop ocorre a 4 de fevereiro, pelas 14h e tem 25 vagas.

As inscrições já estão abertas!