Oradores


Apresentamos os oradores que marcarão presença no Auditório Caixa Geral de Depósitos, no campus da FCT-NOVA, dia 8 de fevereiro.

As inscrições para assistir a estas palestras são obrigatórias, mas gratuitas. Inscreve-te já aqui.



DOUTOR JOSÉ LUIS CAPELO MARTINEZ (
BIOSCOPE)

10:00h  Personalised Medicine Using Mass Spectrometry

Licenciado em Química pela Universidade de Santiago de Compostela e doutorou-se em Química pela Universidade de Vigo. Foi premiado com o prémio de melhor tese de doutoramento.

É professor associado no departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Sendo CEO na Scientific Society Proteomass e ainda é membro de algumas associações, tais como: Royal Society of Chemistry e a Sociedade Portuguesa de Química.


DOUTOR HENRIQUE GIRÃO (FMUC)

10:30h  O papel da ubiquitina na regulação da comunicação nas doenças cardiovasculares

Licenciado em Bioquímica (FCTUC) e doutorado em Ciências Biomédicas (FMUC). É co-coordenador da Área cardiovascular da FMUC, coordenador da Linha Científica "Mecanismos Moleculares de Doença" e membro do conselho científico do ICBR. Para além disso, é ainda revisor em diversas revistas científicas internacionais, como Cardiovascular Research, Journal of Molecular and Cellular  Cardiology, Scientific reports, entre outras.

É investigador auxiliar e sub-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e revisor de projetos de investigação em diversas agências de financiamento, como por exemplo a Fight for Sight (UK), FCT (Portugal) e Worldwide Cancer Research (UK).


DOUTORA CECÍLIA RODRIGUES (iMed.ULisboa)

11:30h  A Spotlight on Metabolic Liver Disease

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, (FFUL), e doutorada em Farmácia, com especialização em Bioquímica, (FFUL). É Coordenadora do Departamento de Bioquímica e Biologia Humana da FFUL, onde é professora catedrática.

É ainda diretora do i3DU (Programa de Doutoramento em Medicina e Investigação Farmacêutica) e da iMed.ULisboa, (Instituto de Investigação do Medicamento), onde também lidera uma equipa de investigação na identificação de novos mecanismos de intervenção terapêutica e na descoberta e regulação de vias de sinalização de morte celular, diferenciação e proliferação.


DOUTORA HELENA VIEIRA (CEDOC)

12:00h  Monóxido de carbono: o vilão do acidente vascular cerebral

Licenciada em Engenharia Química- Biotecnologia (Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa-1997) e doutorada em Oncobiologia (Université Paris VII e CNRS- 2002). Trabalhou como Pós-Doc no IBET-LAO (Laboratório associado de Oeiras) e no ITQB-UNL.

Atualmente é Group leader, no CEDOC, na área da morte celular e doenças. 


DOUTORA ALEXANDRA FERNANDES (UCIBIOB)

14:30h  Desenvolvimento de novos compostos para o tratamento do cancro

Licenciada em Engenharia Química – Biotecnologia (IST) e doutorou-se em Biotecnologia (IST). É professora auxiliar com nomeação definitiva no Departamento de Ciências da Vida da FCT e investigadora na UCIBIO (Unidade de Investigação em Ciências Biomoleculares Aplicadas).

Co-fundadora da DUONAR, LDA; HEARTGENETICS SA e NANO4 Global, Lda, onde é COO. A sua investigação foca-se em Diagnósticos e Tratamento de cardiomiopatias e cancro, estando envolvida em inúmeras colaborações nacionais e internacionais. Além disso, também regularmente é júri de teses de mestrados, douturamento e pós-douturamentos, nacionais e internacionais.



DOUTOR PEDRO GOIS (iMed.ULisboa)

15:00h  Engineering Functional Linkers for Targeted Delivery

Licenciado em química na Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em química orgânica. De 2005 a 2008 trabalhou como investigador de pós-doutoramento na Universidade de Sussex no Reino Unido, na Universidade de Londres e no Instituto Superior Técnico.

Em Maio de 2008 juntou-se à Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa como investigador auxiliar no grupo iMed.UL. Em Julho de 2013, Pedro Gois, foi nomeado investigador principal nessa mesma instituição e líder do Grupo Bioorgânica. Em 2017, recebeu a sua habilitação em farmácia e foi nomeado professor auxiliar na Faculdade de Farmácia. De entre muitos prémios e distinções atribuídas, é de realçar o prémio de mérito da Faculdade Nova de Lisboa da UNL, um menção honorária como jovem investigador e a medalha Vicente Seabra atribuída pela Associação de Químicos Portugueses.


DOUTORA DIANA LOUSA

16:00h  Characterizing the influenza virus fusion machinery: A computational approach

Licenciada em Química Aplicada pela FCT-NOVA, obteve em 2013, o doutoramento com a tese focada em estudos de simulação molecular de enzimas em solventes não aquosos, realizada no Laboratório Cláudio M.Soares, no ITQB NOVA. Atualmente, é investigadora do mesmo laboratório e o seu objetivo é compreender os detalhes moleculares da fusão da menbrana viral, que é um passo fucral no processo de infeção de patogénios importantes, como o influenza, o dengue e o HIV.

Recentemente, recebeu um financiamento de projeto para estudar estes sistemas, que visa a entender como é que os peptídeos de fusão de diferentes vírus promovem a fusão, usando para tal, métodos computacionais que vão desde a simulação molecular de última geração até às metodologias de machine learning.