Horário


Segunda-feira
6 de Julho

Terça-feira
7 de Julho

Quarta-feira
8 de Julho

 9:00 –  9:45 Registo
 9:45 – 10:00 Sessão de Abertura
10:00 – 12:00 "Conhecendo o Passado" "Sabendo Mais" "Sabendo Mais"
12:00 – 13:30 Almoço Almoço Almoço
13:30 – 15:30 "Sabendo Mais" "Sabendo Mais" "O Saber em Acção"
15:30 – 16:00 Mini-lanche Mini-lanche Mini-lanche
16:00 – 17:00 Percursos no DM Lugar aos Novos Investigar no CMA

Cada uma das temáticas encontra-se organizada em três módulos.
 
    1. “Conhecendo o Passado” (2 horas): Neste módulo é feita uma resenha histórica relativa ao posicionamento da Matemática na temática em causa, com particular foco em problemas que exijam conhecimento matemático para a respectiva resolução. Pretende-se assim motivar e contextualizar o trabalho a ser desenvolvido no módulo “Sabendo Mais”.
       
    2. “Sabendo Mais” (4x2 horas): Este módulo corresponde a um mini-curso, onde serão detalhados alguns dos problemas introduzidos no módulo “Conhecendo o Passado”. Os alunos terão oportunidade de adquirir novos conhecimentos matemáticos, sempre enquadrados no seu actual nível de competências e na temática em causa.
       
    3. “O Saber em Acção” (2 horas): Neste módulo pretende-se que os alunos contactem com uma aplicação real, enquadrada na temática em causa, onde a Matemática tenha contribuído de uma forma significativa para a respectiva resolução.
Os períodos do final do dia serão utilizados para dar aos alunos uma perspectiva sobre os diferentes planos de estudos oferecidos pelo Departamento de Matemática da FCT-UNL, quer sob o ponto de vista institucional (“Percursos no DM”), quer pela voz de actuais alunos (“Lugar aos Novos”). A investigação em Matemática, e em particular no Centro de Matemática e Aplicações da UNL (CMA), será o tema do último destes períodos.