Matemática, Finança e Risco


Conhecendo o Passado

Título: Risco e Incerteza

Responsável: Pedro Corte Real

Resumo: O actuariado pode ser apresentado como uma área científica cujo objectivo é a gestão do risco, na vertente dos impactos financeiros resultantes da incerteza associada a eventos futuros. Com o conceito de risco presente, tornam-se instrumentos essenciais à profissão de actuário toda a matemática relacionada com a teoria das probabilidades e da estatística.

Vamos nesta sessão de uma hora apresentar, de modo resumido, como surgiu o actuariado, como foi influenciado pela evolução da matemática, em particular pelo estudo da matemática associada à compreensão de fenómenos aleatórios, discutir a noção de risco e incerteza, conceitos basilares em actuariado, espreitar dois dos resultados fundamentais da teoria das probabilidades aplicadas ao actuariado sobre os quais assenta toda uma indústria para a qual o risco é a matéria-prima.


Sabendo Mais

Título: Produtos financeiros derivados, preços e carteiras 

Responsáveis: Fernanda Cipriano e Pedro Mota

Resumo: Diariamente são transaccionados milhares de milhões de euros em activos financeiros por todo o mundo. Quer sejam acções de empresas, quer sejam produtos financeiros complexos, a matemática é fundamental para perceber as dinâmicas que estão por trás da geração dos seus preços. Neste curso, pretende-se introduzir e desenvolver os modelos mais utilizados em matemática financeira, quer fazendo o seu enquadramento teórico, quer explorando aplicações práticas. Introduziremos a noção de produto financeiro derivado e faremos a ligação entre as interpretações financeiras e matemáticas do mesmo. Daremos especial atenção aos modelos Binomial e de Black-Scholes, introduzindo alguns produtos derivados neste contexto e implementando formas práticas de responder às questões relevantes, como seja qual o seu preço “justo ou livre de arbitragem”. Também introduziremos a Análise Técnica de produtos financeiros, fundamentalmente através da observação de tendências e da introdução de médias móveis que serão utilizadas nas tomadas de decisão de compra e venda. 


O Saber em Acção

Responsáveis: Rui Cardoso

Resumo: Existem diversas técnicas matemáticas que nos permitem modelar e quantificar o risco de vida/morte numa dada população. Neste módulo, iremos concentrar-nos num produto específico – o Seguro de Vida - para apreender um pouco do funcionamento do Actuariado Vida.

Iremos colocar-nos no papel de um actuário e colocar um preço neste seguro. Para tal, começaremos por responder a uma questão fundamental: Que riscos estão cobertos neste seguro? Com a resposta em mente iremos perceber como se mede o tempo de vida de um indivíduo, o que é uma tabela de mortalidade, o que é a taxa de juro e como se conjugam estes conceitos para modelar um Seguro de Vida.

No entanto, depois do preço apurado e do seguro comercializado existem ainda outros riscos que afectam a Seguradora no decorrer do prazo de vigência do contrato. Iremos abordar os riscos mais relevantes.