CURSO/PROJETO 1
Título: M4t3m4t1c4, 35p1õ3% e R41nh4% D3c4p1t4d4%
Docentes: Vítor Augusto
Resumo: Conseguiste decifrar o nome do Curso? Então estás apto a realizá-lo connosco. Vamos viajar juntos pela História da Criptografia e descobrir como o seu desenvolvimento foi fundamental no desfecho drástico de guerras, monarquias e vidas individuais. Nessa viagem vais aprender alguns dos principais Métodos e Algoritmos de Criptografia e a Matemática envolvida em cada um deles. Ficarás a saber a importância dos números primos nos processos de codificação modernos e no final terás aprendido muita Matemática, conseguirás fazer contas secretas e, com o resto do grupo, vais conseguir comunicar com um código e um programa só nosso! 4t3´ j4´!
CURSO/PROJETO 2
Título: Equações diferenciais - uma introdução.
Docentes: José Maria Gomes
Resumo: Uma equação diferencial é uma equação cuja incógnita é uma função, relacionando os valores da função com os da sua derivada. Por exemplo, a função exponencial é solução da equação diferencial y'=y. As equações diferenciais são um ramo muito importante da Matemática. Elas permitem modelar e resolver problemas em áreas tão diversas como a física, a economia ou a biologia. Neste pequeno curso da MatNova começaremos por aprender a resolver equações diferenciais muito simples. Depois iremos aplicar os nossos conhecimentos em dois problemas célebres de datação cuja resolução pôs um termo a debates acesos sobre a autenticidade de pinturas: a saber, as pinturas rupestres de Altamira e o quadro 'A ceia em Emaus' que nos anos trinta foi atribuído a Vermeer. Finalmente -se tivermos tempo- veremos como a resolução de uma equação diferencial nos permite construir um forno solar.
CURSO/PROJETO 3
Título: Matemática Computacional
Docentes: Nuno Martins
Resumo: Genericamente, pode dizer-se que a matemática computacional é um ramo da matemática que procura desenvolver métodos matemáticos (bem condicionados) e algoritmos computacionais (estáveis) para resolver problemas. Por exemplo, para problemas de reconstrução/tratamento de imagens (com aplicações em áreas como medicina e computação gráfica) até problemas de reconstrução de superfícies tridimensionais a partir de um conjunto de pontos (úteis no desenvolvimento de filmes de animação, redes neuronais, etc), são muitos os exemplos de problemas cuja resolução é obtida computacionalmente. Em geral, a resolução computacional destes problemas é obtida por intermédio de aproximações numéricas. Isto porque, ora a solução não é conhecida ou então o seu cálculo poderá envolver um elevado esforço computacional. Neste curso abordaremos a construção de métodos computacionais para alguns problemas clássicos. Como projeto, iremos desenvolver e implementar métodos de reconstrução de linhas 2D e superfícies a partir de um conjunto de pontos.