MatFuturo

A matemática está um pouco por todo o lado quando olhamos à nossa volta, na tecnologia, na ciência, na saúde, na economia e em muitas outras áreas.

Vamos saber por onde anda a matemática na vida dos nosso quatro convidados. Talvez fiquem surpreendidos...

Este ano contamos com as participações de:


  • Miguel Fonseca

Miguel Fonseca é docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA) da Universidade NOVA de Lisboa. Tem um doutoramento em Matemática, especialidade de Estatística e é membro do centro de investigação NOVA Math. Os seus interesses centram-se em inferência estatística, Machine Learning e ficção científica distópica.


  • Paula Cristina Antunes Teixeira

A professora Paula Cristina Antunes Teixeira é licenciada desde 1992 em Matemática ramo educacional, em 2002 concluiu a pós-graduação em Ciências da Educação variante Educação e Ciência, no ano de 2004 obteve o grau de Mestre em Ciências da Educação variante Educação e Desenvolvimento e em 2015 o grau de Doutor em Ciências da Educação variante Teoria e Desenvolvimento Curricular, toda a formação académica foi realizada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Profissionalmente é professora na Escola Secundária João de Barros do Agrupamento de Escolas com o mesmo nome, desde 2009, na qual coordenou o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, entre os anos letivos 2014/2015 e 2022/2023. Em 2023/2024 integrou a equipa da Direção do Agrupamento como assessora do Diretor e leciona desde esse ano letivo uma turma-piloto de matemática A das Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Secundário homologadas em janeiro de 2023. É também desde 2023 professora auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, onde acompanha estágios na formação inicial de professores de matemática. É membro da SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) da APM (Associação de Professores de Matemática), pertencendo ao grupo Casio+ (Grupo de formadores na área da tecnologia) da mesma associação. Os interesses de investigação privilegiam nos currículos, o ensino e a aprendizagem da matemática com recurso à tecnologia. A professora é também acreditada como formadora desde 1999 pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios C05 Didáticas Específicas do Ensino da Matemática, C10 Práticas de Avaliação do Rendimento Escolar e C17 Tecnologias Educativas (com aplicação à Didática da Matemática).

Ciência Vitae: C31D-F9B8-8C77