Seminário 1
Título: Uma História da Criptografia
Orador: Cláudio António Rainha Aires Fernandes
Biografia: Cláudio Fernandes é Professor Associado no Departamento de Matemática da NOVA FCT, onde já lecionou unidades curriculares tão variadas como Programação Linear, Topologia, Análise Funcional, Álgebra Linear, Análise Matemática I, II, III e IV e Matemática Discreta. Realiza investigação, em Álgebras de Operadores, no centro NOVA MATH.
Resumo: A criptografia, ou a arte de escrever em código, surgiu com a própria escrita. Ao longo dos tempos manteve-se associada a impérios, reis, guerras, poder militar e hoje usamo-la todos os dias, sempre que acedemos à internet. Nesta sessão vamos viajar pelos principais sistemas criptográficos que fizeram a história desta ciência, descobrindo como o seu desenvolvimento foi fundamental no desfecho drástico de guerras, monarquias e vidas individuais.
Partindo das cifras de transposição e substituição propostas pelos gregos e romanos da antiguidade, passaremos pelos hábeis matemáticos da idade média, pela história de Maria Stuart, rainha da Escócia, e caminharemos em direção ao século XX. Conheceremos aquela que foi a primeira grande máquina eletromagnética de codificação de mensagens - a Enigma - responsável por assegurar aos alemães, no início da Segunda Guerra Mundial, as comunicações mais seguras do mundo, e o extraordinário matemático e cientista da computação Alan Turing. Já no final do século XX, veremos como os cientistas Rivest, Shamir, Addlemen, utilizando ferramentas puramente matemáticas, a aritmética modular e as propriedades dos “irreverentes” números primos, abriram portas aos sistemas criptográficos mais recentes, onde emissor e recetor de mensagens codificadas não têm de utilizar a mesma chave secreta.
Seminário 2
Título: A anunciar
Seminário 3
Título: Dos Dados aos Desastres - Teoria de Valores Extremos na Previsão de Riscos Naturais
Orador: Dora Susana Raposo Prata Gomes
Biografia: Dora Susana Prata Gomes é Professora Associada no Departamento de Matemática da NOVA FCT e investigadora do Centro de Matemática e Aplicações (NOVA Math), integrada no grupo de Estatística e Gestão do Risco. É doutorada em Matemática pela NOVA FCT, mestre em Estatística e Otimização e licenciada em Matemática também pela NOVA FCT. A sua principal área de investigação é a Teoria de Valores Extremos, com foco na estimação semi-paramétrica de parâmetros de acontecimentos raros. Interessa-se ainda por temas relacionados com a modelação e estimação em extremos espaciais, pois muitos dos fenómenos ambientais são por natureza espaciais ou espaço-temporais.
Resumo: A Teoria dos Valores Extremos (EVT) oferece uma estrutura robusta para modelar o comportamento das caudas das distribuições, proporcionando a descrição e a estimação da probabilidade de ocorrência de eventos raros, mas de grande impacto na sociedade. Esta sessão aborda o papel crucial da EVT na compreensão, previsão e preparação das populações para os riscos associados a esses desastres, ilustrando as suas aplicações práticas por meio de dados reais.
Seminário 4
Título: Vacinação e Matemática - disfrutar ou evitar?
Orador: Paula Cristiana Costa Garcia da Silva Patrício
Biografia: Fiz a minha formação base em Matemática na FCUL. Durante o doutoramento, trabalhei em modelos para doenças infecciosas no Instituto Gulbenkian de Ciência, integrando uma equipa multidisciplinar.
Sou professora associada na NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e membro do NOVAMath | CMA (Centro de Matemática e Aplicações) da NOVA. Trabalho em colaboração com vários colegas, interessamo-nos pela influência do comportamento humano no sucesso das medidas de controlo de doenças, combinando duas áreas de estudo particularmente interessantes – a teoria dos jogos e a epidemiologia. Mais recentemente, começámos a explorar modelos epidemiológicos com distribuição espacial.
Resumo: Vamos construir um modelo matemático para a transmissão duma doença. Quando ocorre uma epidemia? Quanto devo vacinar para eliminar a doença? Depois incluiremos neste modelo o comportamento humano face à vacinação. Como as decisões individuais impactam no sucesso? O que muda? Começando com um modelo matemático muito simples mostrarei um pouco do que fazemos no grupo de investigação.