título: O futuro do ensino da geometria
orador: Jaime Carvalho e Silva ( Dep. Matemática, FCT Universidade de Coimbra)
Sala zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89534951526?pwd=K1J2Qm5nYURKTGdMUys2bVFQWlpHdz09
resumo: Uma das ferramentas fulcrais para perceber o futuro é olhar para o passado. Já os Estatutos da Universidade de Coimbra em 1772 diziam que “Para que as Lições do Curso Matemático se façam com boa ordem, e com aproveitamento dos Estudantes: O Lente de Geometria (...) lerá os Prolegómenos Gerais das Ciências Matemáticas (...) fazendo hum Resumo dos sucessos principais da sua História pelas épocas mais notáveis dela.”
É importante perceber que a Geometria faz parte da atividade humana desde tempos pré-históricos e que o livro dos “Elementos” de Euclides é o livro de matemática mais editado em toda a história com mais de mil edições.
Que lugar ocupa e ocupará na Matemática e no seu Ensino hoje e no próximo futuro a Geometria? Há que perceber qual o lugar e a importância da Matemática na Educação dos jovens, talvez a mais elevada em toda a história da humanidade. O princípio básico que defenderei é o já exposto por Sebastião e Silva há 50 anos atrás: “Chegou-se a fazer crescer os rapazes numa planície matemática esterilizada e esterilizadora, capaz de sufocar qualquer objeção, qualquer diálogo. Porque se quisermos que o ensino da matemática seja autenticamente vivo e fecundo, deveremos apresentar uma ciência que se faz e não uma ciência já feita. A matemática não deve desprezar o concreto, a matemática deve estar ligada à realidade física em que o pensamento matemático mergulha as suas raízes. E é sobretudo a geometria que serve de modo natural para a ligação entre o mundo físico e a abstração”.
título: Matemática e pensamento computacional
orador: João Araújo ( Dep. Matemática, FCT Universidade Nova de Lisboa)
Partilhas pedagógicas feitas pelos participantes inscritos, com diálogo e esclarecimentos entre todos.
moderador: Helena Rocha ( Dep. Matemática, FCT Universidade Nova de Lisboa)