Página CTnE | Ciência e Tecnologia na Escola (Moodle) de apoio ao curso de formação
(https://ctne.fct.unl.pt/course/view.php?id=717)
I, II, III : Módulos do curso de formação
A, B, C : Turmas de formandos que participam nos módulos conforme indicado no programa
O curso de formação é online, com sessões síncronas realizadas em plataforma de videoconferência e sessões assíncronas suportadas por plataforma moodle
Momentos síncronos, com todo o grupo de formação
Os formandos participarão todos em conjunto nestes momentos síncronos que ocorrerão ao longo do curso.
Sessão de abertura (4 de setembro às 9:00, 30 minutos)
Palestra 1 (4 de setembro às 9:30, 1 hora)
Explicação do funcionamento do encontro (4 de setembro às 10:30, 30 minutos)
Partilhas pedagógicas (25 de setembro às 11:00, 1 hora e 30 minutos)
Palestra 2 (30 de outubro às 9:30, 1 hora)
Debate sobre os materiais pedagógicos desenvolvidos (30 de outubro às 10:30, 2 horas)
Momentos síncronos, grupo de formação dividido em turmas
Os formandos participarão em todos os módulos I, II e III, embora separados em 3 turmas distintas (A,B e C), conforme descrito no programa do encontro em cima.
Módulo I: Divulgação Matemática (4 horas)
Módulo II: Geometria e Geogebra (4 horas)
Módulo III: Matemática com Python (4 horas)
Momentos assíncronos, em grupos de trabalho e individuais
Os formandos constituirão equipas com cerca de 4 elementos para desenvolver um material pedagógico para aplicação em contexto letivo, onde utilizem o que aprenderam num dos Módulos I, II ou III. Estes momentos desenvolvem-se em duas fases.
1ª fase (até 16 de outubro, 5 horas de trabalho assíncrono com a equipa, apoiado pelo formador)
Desenvolvimento do material pedagógico, gravação de vídeo explicativo do mesmo e respetiva submissão no moodle. Apoio às tarefas por parte do formador, nomeadamente através de fórum moodle.
2ª fase (até 23 de outubro, 2 horas de trabalho assíncrono individual)
Visualizar vídeos elaborados pelas equipas (e disponibilizados no moodle) sobre os materiais pedagógicos; colocar questões no fórum sobre os materiais pedagógicos desenvolvidos pelas restantes equipas, a contar para avaliação na componente participação.