24 de Abril de 2010
Bárbara Aniello (CESEM, Universidade Nova de Lisboa)
Barbara Aniello é italiana, é historiadora de arte, música e musicóloga. Paralelamente ao curso de violoncelo no Conservatório de L'Aquila, licencia-se cum laude em História da Arte Contemporânea na Universidade "La Sapienza" de Roma, com uma tese sobre Erik Satie, publicada em 2001. Enquanto mantém uma intensa actividade musical em orquestras e grupos de câmara, doutora-se em Estudos Artísticos e Musicais na Universidade de Pádua, com uma tese sobre Aleksandr Skrjabin que obtêm a classificação de Excelente com o reconhecimento de Doctor Europaeus. Tem publicado em revistas e catálogos nacionais e internacionais, investigando a sinestesia e, em particular, a correspondência entre música e imagem. Actualmente trabalha num projecto de Pós-Doutoramento, O dialogo inter-artes em Portugal no século XX, apoiado pela FCT, e acolhido pelo Cesem, da Universidade Nova, pelo Cecc da Universidade Católica e pelo IHA da Universidade de Lisboa. É convidada para colóquios nacionais e internacionais, em Portugal, Europa e Estados Unidos.
Pedro Freitas (FC, Universidade de Lisboa)
Pedro J Freitas, Professor Auxiliar do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. As suas áreas de investigação são Teoria de Matrizes e Álgebras de Lie, tendo também desenvolvido várias acções de divulgação da matemática, com palestras em escolas secundárias e universidades.
Resumo:
Toda a obra de José Almada Negreiros, poesia, pintura, desenho, coreografia, cenografia, reflexão artística, encenação, percorre uma direcção única: a busca de um novo eu e de uma futura humanidade renascida. No prisma multifacetado das artes, Almada apoia-se na filosofia do Número, meio e fim de toda a sua estética que parte do corpo geometrizado, atravessa a geometria corporal, chegando às descobertas da pura geometria, sintetizada na última obra, testamento final, cujo título paradoxal é “Começar”