Matemática & Indústria

29 de Maio de 2010

Mónica Luízio (Amb3e)

Mónica Amaral Luízio é licenciada em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade Técnica de Lisboa desde 2004, tendo sido researcher na área de gestão de resíduos no IN+ Centre for Innovation, Technology and Policy Research, pertencente à mesma Universidade.

Desde 2005 até à presente data trabalha no Departamento Técnico da Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, onde é responsável pelo controlo e monitorização dos processos e tecnologias de tratamento de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), implementação de novos projectos e actividades de Investigação e Desenvolvimento.

Em 2009 concluiu o Mestrado no IST cuja dissertação consistiu no desenvolvimento e validação de uma metodologia assente numa lógica de balanços mássicos à escala industrial, que permitisse determinar qualitativa e quantitativamente as fracções que resultam do tratamento dos REEE, dentro da rede de unidades de tratamento da Entidade Gestora líder de mercado, a Amb3E.

Isabel Gomes (FCT, Universidade Nova de Lisboa)

Maria Isabel Gomes é licenciada em Matemática, ramo de Investigação Operacional, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova Lisboa, desde 1996. Em 2001 termina o mestrado em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas (Universidade Técnica de Lisboa) e, em 2007, obtêm o grau de doutorada em Engenharia e Gestão Industrial (Universidade Técnica de Lisboa), com a dissertação intitulada “Gestão e planeamento de cadeias de abastecimento em ciclo fechado”.

Actualmente exerce funções como professora auxiliar no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova Lisboa e integra, como investigadora, o Centro de Matemática e Aplicações (UNL).
 

Resumo:

O que são os REEE? São todos os equipamentos eléctricos e electrónicos que temos em casa, no trabalho, … espalhados por todo o lado e dos quais já não precisamos. O que fazemos com eles? Vão para o contentor juntamente com o lixo orgânico? Vão para o eco-ponto amarelo? Afinal são feitos de plástico e de metal… Não, devem ir para o ponto electrão. Já ouviu falar dele???

Se não o conhece vai ficar a conhecer (entre outras coisas…) durante esta apresentação. Se já ouviu falar, ficará a conhecer também como é que se gere uma rede que recolhe e trata estes produtos depois de “deitados para o lixo”, e onde é que a Matemática cruza esta realidade.