A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), uma das nove unidades orgânicas da Universidade Nova de Lisboa (UNL), situa-se no Monte de Caparica, num campus universitário com uma área de 30 ha, com capacidade de expansão até 60 ha.
Criada em 1977, a FCT/UNL é hoje uma das escolas portuguesas públicas mais prestigiadas no ensino de engenharia e de ciências, sendo frequentada por cerca de 7500 estudantes, dos quais cerca de 1400 são estudantes de pós-graduação (mestrado e doutoramento).
Desde a sua criação, a FCT/UNL deu prioridade à promoção da investigação nas suas áreas de actividade. Actualmente, a FCT/UNL acolhe 16 centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (dos quais 3 classificados com “excelente” e 6 com ”muito bom”), bem como 2 Pólos de centros de investigação (ambos classificados com “muito bom").
A qualidade académica da FCT/UNL tem-lhe proporcionado uma crescente afirmação junto das entidades empregadoras e conduzido a uma inserção bem sucedida dos seus diplomados no mercado de trabalho, circunstância que decorre também da acreditação dos seus cursos de engenharia pela Ordem dos Engenheiros.
A FCT/UNL mantém ligações estreitas com diversas universidades portuguesas e estrangeiras, no âmbito do ensino e da colaboração em projectos de investigação.
A produção científica da FCT/UNL inclui um elevado número de publicações em revistas internacionais de grande impacto que asseguram à FCT/UNL o reconhecimento das instituições congéneres.
A FCT/UNL tem cerca de 500 docentes e investigadores (320 doutorados) e 220 funcionários administrativos. Estrutura-se em 14 sectores departamentais e 8 serviços de apoio.